sexta-feira, 13 de março de 2009

O Desempenho Acadêmico dos Estudantes Caboverdeanos nas Universidades Brasileiras

O Brasil, por meio doas Programas de Estudantes-Convênio (PECS), oferece vagas em curso de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a estudantes de países em desenvolvimento, inclusive Cabo Verde, com os quais mantêm relações culturais e /ou educacionais. O objetivo desses programas é possibilitar a formação de Quadros Qualificados e promover o intercâmbio cultural. Por Carlos Bentub
Nesse âmbito, são concedidos aos alunos estrangeiros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que apresentam desempenho acadêmico excepcional, uma Bolsa de Mérito como prêmio. Assim, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural e Educacional (DCE), convoca as Instituições de Ensino Superior participantes do programa (PEC-G), a enviarem inscrições dos candidatos à referida Bolsa. A Bolsa de Mérito foi instituída pela Portaria Ministerial n° 657, de 1° de Novembro de 2006 e visa à concessão de um auxílio financeiro de R$ 500 (Quinhentos Reais), por um período de seis meses.
Para além do desempenho acadêmico, outros critérios são considerados;
A condição socioeconômica do aluno.
Freqüência escolar.
O envolvimento do aluno em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão (monitoria, oficinas, eventos, etc...).
Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou a Lista dos alunos selecionados à Bolsa de Mérito, para o 2° semestre de 2008, que apresentarei a seguir;
Lista dos selecionados à Bolsa de Mérito-2008/ 2° semestre.
Nome
País
IES
Curso
Adilson da Penha Lopes
Cabo Verde
UFGRS
Direito
Alcione Rocha da Cruz
Cabo Verde
UFG
Odontologia
Alizia lima da Luz Zego
Cabo Verde
UFRGS
Relações Internacionais.
Anya Lúcia Tamayo Velarde
Peru
UFRGS
Música
Beldina Akhwale Sakwa
Quênia
UEL
Comunicação Social
Belén Desiré Avalos Larroza
Paraguaia
UNB
Relações Internacionais.
Belinazir Costa do Espírito Santo
São Tomé e Príncipe
UFMG
Engenharia Química
Brucelinda Ascensão de Melo Veiga
Cabo Verde
PUC-RS
Geografia
Carlos José Oliveira Bentub
Cabo Verde
PUC-Campinas
Ciências Econômicas
Catherine Lorena Céspedes Blanco
Costa Rica
UFRGS
Música
Cátia Juliana Samuel Oliveira Langa
Moçambique
São Camilo
Fisioterapia
Dulce Martins da Silva
Timor Leste
USC
Publicidade e Propaganda
Edgard Julian Osuma Melo
Colômbia
UMESP
Ciências Biológicas
Ednilsa Nair Nazaré da Trindade
São Tomé e Príncipe
UFRGS
Comunicação Social
Edwige Eveltyne lima N’Zalé
Guiné Bissau
UFC
Comunicação Social
Emma Mariangel Ortiz Torres
Paraguai
UFSM
Fonoaudiologia
Érica Edilene Lopes Sousa Ramos
Cabo Verde
UFG
Artes Visuais
Eudésio Eduim da Silva
Guiné Bissau
UFRN
Ciências Econômicas
Farha Abdula
Moçambique
UFRGS
Comunicação Social
Francisco Antonio Paquete lima
São Tomé e Príncipe
PUC-RS
Eng. Química
Gizelle Andrêa lima Mota
Cabo Verde
UFMT
Nutrição
Helder Antônio Teixeira Gomes Cardoso
Cabo Verde
UNOESC
Designe
Isaac Terceros Montaño
Bolívia
USP
Música - Regência
Jacqueline Maria Gonçalves Figueiredo
Moçambique
UFPR
Veterinária
Jessica da Mata dos Santos Monteiro
São Tomé e Príncipe
UNB
Agronomia
José Manuel Salinas
Paraguai
UEL
Música
Júlio Sanhá
Guiné Bissau
UFPR
Pedagogia
Julwaity Quaresma Cardoso Pimentel Neto
São Tomé e Príncipe
UNB
Tradução - inglês
Laura Orozco Badilla
Costa Rica
UFMG
Administração
Leonel Pereira João Quade
Guiné-Bissau
UFRN
Direito
Marco Carrilho Diniz
Moçambique
PUC-RS
Eng. Mecânica
Maria Camila Villacis Ordoñez
Equador
UDESC
Artes Plásticas
Maria da Conceição Neves Afonso
São Tomé e Príncipe
PUC-RS
Geografia
Maria Ruth Hernandez Leon
Guatemala
UFSM
Desenho Industrial
Marisia Carina Évora dos Santos
Cabo Verde
UFRN
Pedagogia
Milton Jonas Monteiro
Cabo Verde
UNB
Administração
Moizes Alberto Sanca
Guiné Bissau
UFRN
Direito
Nadine Almeida Pires
Cabo Verde
UFRN
Psicologia
Netizia de Fátima Delgado Silva
Cabo Verde
UFRN
Ciências Sociais
Patrick Olumide Obafemi
Nigéria
PUC-RS
Engenharia Mecânica
Quintino Augusto Có de Seabra
Guiné Bissau
UNESP
Arquitetura e Urbanismo
Rolando Azevedo da Costa Neto
São Tomé e Príncipe
UFRGS
Administração
Rosângela Pires lima
Cabo Verde
UFF
Direito
Selnaine Gercy lima da Vera Cruz
São Tomé e Príncipe
UERG
Psicologia
Selva Viviana Martinez Aquino
Paraguai
UFRGS
Música
Soluna Garnes
Trindad e Tobago
UNICAMP
Música
Stella Fernandes lima
São Tomé e Príncipe
UFMT
Ciências Contábeis
Suzana da Glória Amaral
São Tomé e Príncipe
UFRN
Medicina
Sylvia Marisa Braga De lima
Moçambique
UERJ
Psicologia
Tamara Agner Miguez
Uruguai
UFSC
Eng. Química
Vânia Cristina Monteiro Neves
Cabo Verde
UFF
Medicina
Vany Patrick Cortez Moreno
Cabo Verde
UFRN
Arquitetura
Viviene Marina Lopes Gonçalves
Cabo Verde
PUC-RS
Veterinária
Wanildo Menezes D’Alva Pires dos Santos
São Tomé e Príncipe
UFES
Geografia
William Gomes Ferreira
Guiné Bissau
UFRN
Letras
Willy Okoba
Quênia
UFC
Medicina
Zodinio Laurisa Monteiro Sampaio
Guiné Bissau
UFRN
Engenharia Civil
Fonte: Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Como podemos constatar, Cabo verde lidera a lista dos selecionados, responsável por 27,52% do total, isto é, com 16 alunos. Em seguida temos São Tomé e Príncipe, respondendo por cerca de 19% do total (com 11 alunos). Os países com menos selecionados são; Timor Leste, Colômbia, Bolívia, Guatemala, Equador, Nigéria, Uruguai e Trindade e Tobago, todos com 1,72% do total dessa seleção (1 aluno cada). No conjunto países que têm o português como língua oficial (Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste), mais uma vez o nosso arquipélago lidera, responsável por 39% dos selecionados. Mas é importante evidenciar que, de entre os países participantes do programa PEC-G, Cabo Verde é o país que mais recebe vagas das universidades brasileiras, o que explica, em parte, essa liderança na lista dos selecionados à Bolsa de Mérito. Por outro lado, o responsável disso é o desempenho acadêmico excepcional dos estudantes do nosso país.
Com tudo isto, não restam dúvidas de que, os nossos Governos estão investindo de forma considerável na Educação, apostando na formação e qualificação de quadros que possam, de certa forma, contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico de Cabo Verde. Como sugestão, o país deve continuar com os investimentos nessa área, pois, a Educação é o meio mais viável para reduzir as altas taxas de Desemprego e Pobreza existentes na nossa Economia e, sobretudo, o meio mais eficaz para proporcionar aos caboverdeanos, uma sociedade justa e equilibrada.
*Graduando em Economia pela PUC-Campinas, São Paulo, Brasil.

3 comentários:

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  2. o seu texto é bastante pertinente. Estar inserido no mundo acadêmico é muito interessante para vida de um jovem, e sem falar para o seu país de origem, pois são atores com fundamental importancia para o desenvolvimento da nação.
    tenho a oportunidade de conhecer o Zodinio Sampaio, e sei da sua enormome capacidade produtiva acadêmica na UFRN, da qual é mestrando em Engenharia Civil.
    parabéns pelas informações e sua clareza de transmitila.
    beijo
    Sara Judy
    aluna do Curso de Gestão de Política Pública
    UFRN

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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